Feira "Study Abroad Portugal" 

É já nos dias 22 e 23 de outubro, em Lisboa e Porto, que se realiza mais uma edição da Feira "Study Abroad Portugal". 

Aqui podem encontrar toda a informação importante sobre estudar no estrangeiro, nos mais diferentes graus de ensino. Desde licenciaturas, a mestrado, a cursos de línguas e até cursos de verão! A feira disponibiliza-vos toda a informação que precisam e, quem sabe, despertar-vos a curiosidade de ter uma nova experiência!

Para mais informações consulta aqui.

Sabia que a Páscoa...

... é ao mesmo tempo um feriado religioso e pagão, comemorado em todo o mundo.


A Páscoa combina símbolos espirituais, judeus e cristãos com símbolos pagãos, pois a Páscoa corresponde à chegada da primavera. Há muitas tradições que vão desde procissões até batalhas de água. Cada país celebra a Páscoa de acordo com sua história, costumes e a importância da religião.

As origens

Já na antiguidade, havia uma tradição pagã de celebrar a chegada da primavera, a renovação e o retorno da luz após os longos meses de inverno. O equinócio da primavera era celebrado a cada ano, prestando homenagem a uma deusa da fertilidade. Essa deusa tem nomes diferentes dependendo da região, mas o usado pelos anglo-saxões é Eostre ou Ostara, que lembra o nome inglês para a Páscoa. Além disso, seu animal tótem era a lebre.

Como é o caso de muitos feriados religiosos, a Igreja Católica preservou as práticas ancestrais dos povos convertidos, ao mesmo tempo em que lhes atribuía novos símbolos.

Para os cristãos, a Páscoa evoca a ressurreição de Jesus. O domingo de Páscoa segue a Semana Santa, durante a qual Jesus teve sua última refeição com os apóstolos (quinta-feira santa), foi crucificado no dia seguinte (sexta-feira santa), e depois ressuscitou (domingo de Páscoa).

A ressurreição de Cristo também é celebrada pelos ortodoxos. Procissões são realizadas durante a Semana Santa e o jejum começa na segunda-feira e termina no domingo.

O feriado central do ritual judeu, Pessach (Páscoa judaica) comemora a fuga do povo judeu da escravidão para fora do Egito, ou seja, a passagem do cativeiro para a liberdade. Pessach significa passagem.

Tradições no mundo

Na França

Diz-se que os sinos das igrejas do país ficam em silêncio entre quinta-feira e sábado da Semana Santa, porque vão a Roma para serem abençoados. Quando retornam no sábado à noite, deixam cair ovos, galinhas e guloseimas de chocolate para boas crianças. O prato tradicional do domingo de Páscoa é o cordeiro, que é comido em torno de uma mesa familiar.

Na Itália

A "colomba", um panetone em forma de pomba, é o símbolo da Páscoa italiana. O cordeiro também é comido aos domingos, enquanto as famílias aproveitam o feriado de segunda-feira para ir a um piquenique.

Na Espanha

Em muitas cidades espanholas, especialmente na Andaluzia, as confrarias organizam procissões e espetáculos teatrais que dão vida ao Caminho da Cruz de Cristo.

Cada procissão é formada por vários carros alegóricos ricamente decorados com estátuas que percorrem as ruas da cidade, retratando a Paixão de Cristo. Os fiéis desfilam em túnicas compridas e com toucas cônicas. O festival mais famoso é a Semana Santa em Sevilha.

Na Inglaterra

Rolar ovos de Páscoa é uma tradição que encanta as crianças. Embora o ritual varie um pouco de região para região, ele geralmente consiste em rolar ovos cozidos e decorados do alto de uma colina.

Esta tradição é anterior à chegada do cristianismo e diz-se que sobreviveu graças ao Papa Gregório o Grande, que ordenou a seus missionários que usassem rituais pagãos e os assimilassem aos cristãos sempre que possível.

Na Alemanha

A Páscoa começa na quinta-feira santa, conhecida como "Gründonnerstag" (Quinta-feira Verde). Neste dia, é costume comer apenas alimentos verdes. O prato mais comum é a sopa de sete erva. Ela é composta de agriões, dentes-de-leão, cebolinha, salsa, alho-poró, azedinha e espinafre.

Os alemães também decoram suas árvores com ovos coloridos. Estas "Osterstrauch" (árvores da Páscoa) anunciam a chegada da primavera.

As crianças fazem pequenos ninhos de palha e os escondem em suas casas na esperança de que o coelho da Páscoa ou a lebre da Páscoa venha e os encha de ovos durante a noite. Dependendo da região, o coelho é às vezes substituído por uma galinha, um galo ou até mesmo uma raposa.

Na Finlândia

Os finlandeses acreditam que os espíritos maus assombram o sábado antes da Páscoa, por isso acendem fogueiras para afastá-los. As crianças se fantasiam de bruxas e gênios malvados e batem nas portas com galhos. Elas dirão uma fórmula "mágica" para trazer saúde à sua casa, desde que você tenha ovos de chocolate ou outros doces para dar, é claro.

Na Polônia

A segunda-feira de Páscoa, conhecida como "smigus-dyngus" (segunda-feira molhada), é a ocasião para fazer uma batalha de água. As explicações para o simbolismo da água são ligeiramente diferentes. Para alguns, seu papel era o de lavar os pecados. Para outros, a água tinha a virtude de curar doenças e promover a fertilidade, razão pela qual as mulheres dos vilarejos eram regadas (com água fria!).

Com o advento do cristianismo, as pessoas começaram a borrifar água benta nos campos no início da manhã. Esta tradição ainda é praticada no sul da Polônia.

Na Rússia

Cada pessoa é saudada pela troca de ovos decorados e três beijos. Durante a refeição, e mais precisamente durante a sobremesa, come-se um bolo com queijo branco e frutas cristalizadas e perfumadas com açafrão. Este bolo, chamado kulish, é levado à igreja para ser abençoado pelo padre antes de ser comido.

Outra tradição é visitar os túmulos de seus entes queridos e comer ovos cozidos. Também é costume deixar alguns ovos para trás para apaziguar o espírito dos mortos.

Adaptação: Fernando Hirschy

Feira "Study Abroad Portugal" 

É já no fim de semana de 12 e 13 de Março que irá decorrer mais uma Feira "Study Abroad Portugal", retomando o seu carater presencial após estes anos de pandemia.

Nesta Feira podem encontrar-se informações sobre as possibilidades de realizar estudos fora de Portugal, em diferentes graus de ensino. Extremamente interessante para quem sonha em estudar noutros países e não menos interessante para quem nunca pensou nisso...

Uma forma muito enriquecedora de passar uma tarde de fim de semana!

Pode encontrar mais informações aqui.

Desafia o Teu Futuro! - 26 de maio 2021

A Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno e à Comunidade do Município de Abrantes, em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Abrantes, promove hoje uma sessão de apoio à tomada de decisão que contará com a partilha de testemunhos sobre os seus percursos académicos e profissionais em diferentes áreas. 

Programa

14h30 | MESA REDONDA [grupo de profissionais convidados/as a partilhar um testemunho sobre os seus percursos académicos e profissionais, guiados/as pela pessoa moderadora (equipa EMAAC), em jeito de conversa informal]. 

André Oliveira Destilador ("Gin T") 

Francisca Laia Atleta olímpica 

João Freire Investigador 

Mariana Rijo Autora do livro "Dias de mudança" 

Paulo Rego Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Abrantes (Divisão de Sistemas de Informação) 

15h45 | "Estratégias de gestão da ansiedade em momentos de mudança e tomada de decisão" Inês Guiomar - Psicóloga Ordem dos Psicólogos Portugueses - Direção Regional do Centro 

16h10 | DEBATE (partilha de questões entre alunos/as e profissionais)

16h30 | ENCERRAMENTO

Pode aceder ao evento aqui:

Data: 26.05.2021

Hora: 14h30 - 16h30

Link da videochamada: https://meet.google.com/imo-oxrb-egf

USER: pdse.cma@gmail.com

PASS: cma26052021

Serviço de Psicologia e Orientação © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora