Os psicólogos do AE 2 de Abrantes

Ana Mafalda Guardado

Psicóloga, concluiu a licenciatura em 1988 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde a sua criação, com a cédula profissional n.º 2640. Desde Outubro de 1988 a desempenhar funções no Serviço de Psicologia e Orientação da então Escola Secundária Nº 2 de Abrantes, agora Escola Dr. Manuel Fernandes, mas tendo atualmente como área de influência todo o Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes. Com uma passagem pela coordenação do grupo de Psicólogos, Conselho Pedagógico, e por múltiplos projetos desenvolvidos ao longo destes anos na Escola e posterior Agrupamento, faz atualmente parte da EMAEI. Acredita na capacidade das gerações mais novas de construir um futuro melhor e está sempre disponível para acompanhar a evolução dos tempos.

Ana Sofia Pimentel

Psicóloga, concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapias pelo Instituto Superior Miguel Torga em 2009 e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com cédula profissional nº 11313. Apesar do ramo de especialização ser em Psicologia Clínica, exerce as funções de Psicóloga Escolar desde 2011. Já trabalho no acompanhamento a turmas dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos), como Formadora/Professora e Técnica Especializada. Desempenhou funções em Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e em Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (antigo CQEP/Qualifica) em alguns Agrupamentos de Escolas (distrito de Santarém, Coimbra e Leiria), realizando as funções de Psicóloga e de Técnica Especializada. Nos últimos anos tem trabalhado no acompanhamento de turmas do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), como Técnica de Intervenção Local (TIL). Como pontos fortes destaca a facilidade de trabalho em equipa, a flexibilidade, a capacidade de adaptação, a persistência e o dinamismo.

Bárbara Rodrigues Herculano 

Psicóloga, concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2018. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional nº 25157. Ao longo do percurso profissional participou em cursos e formações relevantes para a prática educacional (Avaliação Psicológica na Infância, Intervenção com Crianças e Jovens em Risco, Medos e Ansiedade na Infância). Possui Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). Atualmente encontra-se a desempenhar funções de apoio psicológico e psicopedagógico, no Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, com maior incidência na Escola Octávio Duarte Ferreira no Tramagal. Acredita na importância do autoconhecimento para um maior bem-estar.

Telma Maria Vicente

Psicóloga, concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Educacional pelo ISPA-IU em 2014. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional n.º 24259. Ao longo do seu percurso profissional participou com regularidade em cursos e formações relevantes para a prática (Autismo, Práticas em Intervenção Precoce, Primeiros Socorros Psicológicos, Redução de riscos em contexto escolar, Práticas em Visitas Domiciliárias). Possui o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). Atualmente a desempenhar funções como Técnica de Intervenção Local (TIL) no AEN2 Abrantes, com o acompanhamento dos alunos da turma PIEF. Participa como formadora no programa "Ziki em Casa". Com experiência profissional em contexto social e em contexto escolar. É uma otimista que acredita na força de vontade, na determinação e motivação das pessoas.


ASSUNTOS GERAIS