Domínios de Intervenção

Apoio Psicológico e Psicopedagógico

Conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do percurso escolar. Engloba a intervenção direta com os alunos mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com educadores e professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Psicologia/referencial_consulta_publica_dez2016.pdf

Orientação Escolar e Profissional

Conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Psicologia/referencial_consulta_publica_dez2016.pdf

Outros Projetos

Conjunto diversificado de atividades de enriquecimento curricular, de promoção de competências sociais, emocionais e grupais, de prevenção de comportamentos de risco e de promoção de bem-estar psicológico. Articulação com a Equipa de Educação Especial e com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Psicologia/referencial_consulta_publica_dez2016.pdf

Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas de Relações da Comunidade Educativa

Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Psicologia/referencial_consulta_publica_dez2016.pdf

Articulação com Técnicos de Intervenção Local (TIL) do PIEF

Articulação com o TIL do PIEF, visando apoiá-lo no exercício das suas competências, nomeadamente, na definição de estratégias de intervenção individual e de grupo, na prevenção de comportamentos de risco e na transição do aluno PIEF para outros percursos educativos, formativos e/ou profissionais.

Fonte: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/regulamento_pief_2016_17_alterado.pdf

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