A história de uma árvore
Há muitos anos atrás, no longínquo ano de 1959 do século passado, foi construída uma escola na cidade de Abrantes. Quando a escola foi inaugurada em Outubro de 1960, adornava a sua zona de entrada uma linda e pequena árvore recém plantada. Talvez olhando para a imagem, ainda encontremos nela alguma semelhança com os espaços que percorremos atualmente no nosso dia a dia. Provavelmente, alguns dos pais e avós dos atuais alunos, identificarão melhor ainda a imagem com os tempos em que eles próprios foram também alunos.
Antes ainda de concluída a obra das edificações, nota-se neste destaque a pequena árvore recém plantada que iria crescer com os alunos que ao longo dos anos iriam frequentar a escola.
Os anos foram passando e a árvore foi-se consolidando, como qualquer boa árvore. As gerações iam passando com os anos e também se iam consolidando na vida...
Alguns anos depois, nesta velha fotografia, podemos já ver uma jovem árvore a elevar-se bem acima da altura dos alunos - jovens pré adultos.
O tempo continuou a passar e a árvore continuou a crescer, tornando-se quase como um símbolo da escola, pois era ela que acolhia em primeiro lugar quem atravessasse o portão de entrada.
Tomava
parte nalgumas atividades como se fosse "um deles"...
O edifício da escola acusava já a sua provecta idade e houve que o intervencionar para que pudesse continuar a receber gerações de novos estudantes... era o tempo dos filhos, dos netos e até dos bisnetos dos seu primeiros ocupantes.
A escola ficou diferente: maior, mais branca, mais moderna...
... e a árvore continuou no seu lugar, em pé, no centro do átrio de entrada, a receber todos aqueles que aqui chegavam.
Mas... a árvore estava ferida! E um dia a sua tragédia aconteceu...
2013. Janeiro. Sábado. Uma linda manhã em que o vento começou a soprar suavemente mas se foi transformando gradualmente num vendaval. E a árvore não resistiu e não conseguiu mais ficar de pé!
Foi com espanto e desgosto que ao voltar à escola na segunda feira seguinte, os alunos constataram que já não eram recebidos pela grande árvore.
A árvore, ficará sempre lembrada na escola. Apesar de já não poder oferecer a sua sombra, ela continua na escola a receber os alunos... e como quer continuar a fazer parte da vida de todos aqueles que aqui vêm preparar o seu futuro, deixa-lhes a sua experiência e o seu conselho.
Obrigada, a quem gentilmente partilhou as fotos antigas na internet e possibilitou aos atuais alunos e suas famílias verem estas imagens.