AS FÉRIAS...

13-06-2022

... aproximam-se a passos largos!!! Já cheira a férias, apesar de para alguns ainda faltar o tão temido remate: os exames.

Para alguns jovens, este tempo tão desejado, é simultaneamente um tempo de enfado. Passam tanto tempo ao ritmo das obrigações e do cumprimento de horários que nem sabem como ocupar o tempo "sem obrigações"... Por vezes chegam mesmo a aborrecer este tempo e a sentirem um enorme tédio.

Ora então vamos lá ver, como podemos ocupar este tempo de forma satisfatória:

- Descansar - é importante durante este período sem horas para levantar, pôr mesmo os sonos em dia. E isso não significa dormir até às duas da tarde porque se passou parte da noite a "navegar"... Tudo ok em esticar um pouco mais o serão, até porque muitas vezes o calor abrasador dos dias de verão nos obriga a "hibernar" durante o dia e sabe bem apanhar o ar mais fresco no princípio da noite. Mas... as horas da madrugada que não são "dormidas", são irrecuperáveis! Mesmo que no dia seguinte só nos levantemos a meio da tarde. Quer queiramos ou não, fazemos parte da natureza e o nosso organismo está "preparado" para fazer o seu ciclo de recuperação durante as horas de escuro, ou seja, de noite. Se começarmos a exagerar nas "noitadas", corremos o risco de acabar as férias mais cansados do que começámos, e sem perceber porquê.

- Desenvolver um Hobby - esta é a altura certa para "fazermos o que gostamos", seja uma atividade que já vimos a desenvolver ou uma coisa que queremos experimentar de novo. Estas experiências ajudam-nos também a ir definindo com maior facilidade o nosso caminho, quando somos confrontados com escolhas. Seja cozinhar, aprender a tocar um instrumento, desenhar, pintar, fazer artesanato, organizar uma coleção, fazer fotografia ou jardinagem... hoje em dia contamos com a preciosa ajuda dos nossos telemóveis quer para usarmos como câmara fotográfica (não precisamos de uma máquina XPTO para começar) ou para procurarmos tutoriais que nos ensinam a tocar um instrumento, a cozinhar ou a fazer uma técnica de artesanato. Está na hora de percebermos que o telemóvel tem outras utilidades para além das redes sociais....

- Passear - andar ao ar livre, encher os pulmões de ar, fazer piqueniques, dormir uma sesta debaixo da sombra das árvores, olhar para a paisagem, observar os pormenores da natureza à nossa volta... sem que tenhamos plena consciência disso, é o tipo de atividade profundamente relaxante que encaixa mesmo bem num período de férias.

- Fazer trabalho voluntário - dar algum do nosso tempo aos outros é uma atividade que nos preenche. Seja darmos um pouco de atenção a alguns idosos que vivem perto de nós, indo à farmácia ou à loja e trazer-lhes o que necessitam, ou simplesmente estar disponível para ouvir as suas histórias e memórias, ou então entretermos alguns dos nossos vizinhos mais pequenitos, lendo-lhes uma história ou fazendo um teatro de fantoches com eles, nos momentos de menos disponibilidade dos seus pais. Também, para quem gosta de animais, procurar na sua zona as associações que recolhem e cuidam de animais abandonados e colaborar com estas, limpando, alimentando e trazendo algum carinho a estes animais...

A propósito: sabem que em Abrantes existe um canil/gatil intermunicipal que realiza este tipo de trabalho e onde é bem vinda a colaboração? Podem disponibilizar-se para os serviços camarários através dos mails geral@cm-abrantes.pt ou servicosveterinarios@cm-abrantes.pt e aguardar a resposta.

- Leitura - para os "devoradores" de livros, as férias são um verdadeiro paraíso... Mas mesmo para os que o não são, um livro permite-nos uma "viagem" bastante económica a outras realidades. Não se esqueçam que para ler, não precisamos de fazer investimento: basta recorrer à Biblioteca Municipal. É uma boa experiência a fazer... mesmo para aqueles que estão convencidos que não gostam de ler. Claro que temos sempre que escolher um assunto que nos interesse particularmente como "porta de entrada" para este mundo.

- Passar tempo com os amigos - as férias são também, por excelência, um tempo de estar com amigos. Passear, conversar, rir, comer um gelado bem fresquinho, ou até, porque não, jogar um jogo de cartas ou de "tabuleiro" e passar umas horas divertidas a desenvolver as nossas capacidades de estratégia ou de planeamento para sairmos vencedores.

- Mudar a decoração do quarto - preparar a entrada no próximo ano letivo com uma lufada de ar fresco no nosso quarto. Pintar uma parede, ou todas, sozinhos ou com uma "mãozinha" dos pais... alterar a posição dos móveis... descobrir novas funcionalidades nos móveis que estão lá em casa num canto... fazer um lindo cortinado ou abat-jour em macramé... e de repente sentimos um bem-estar diferente no nosso espaço e uma nova energia para encetar mais um ano de escola.

- Fazer planos para o futuro - a nossa cabeça está livre... pode pensar em mil e uma coisas que queremos "encaixar" no nosso futuro. Às vezes basta olhar para o lado e uma ideia cresce como o feijoeiro da história do "João e o pé de feijão" (conhecem?). Só temos que a regar com muita vontade para que ela venha a dar bons frutos no nosso futuro.

BOAS FÉRIAS!

Serviço de Psicologia e Orientação © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora